terça-feira, 28 de abril de 2009

CONVOCADOS NOVAMENTE PREFEITA E SECRETARIO DE EDUCAÇÃO

NOVAMENTE FORAM CONVOCADOS PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE NOVO PROGRESSO, O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E A PREFEITA MUNICIPAL JUNTAMENTE COM A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA. JÁ QUE NO DIA 24 DE ABRIL NÃO TIVEMOS A SORTE DE TÊ-LOS PRESENTES NA ASSEMBLEIA MARCADA PARA AS 15H NA COOMINPRO. FICANDO ENTAO PARA ESTA QUARTA - FEIRA (29) NOVA CONVOCAÇÃO AS 16H NO AUDITÓRIO DA COOMINPRO. ESPERAMOS QUE AGORA ALGUÉM DÊ O AR DA GRAÇA POR LÁ.

MOÇÃO DE REPÚDIO AO EXECUTIVO DE NOVO PROGRESSO

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – SINTEPP, subsede de Novo Progresso, entidade representativa, presente em quase todos os municípios do estado do Pará, afiliado a CNTE, REPUDIA o descaso com os Trabalhadores em Educação Pública deste município, ocorrido no dia 24 de março onde todos aguardavam ansiosamente por esclarecimentos a cerca de assuntos pré-determinados em assembléia – ADEQUAÇÕES SALARIAIS, CONCURSO PÚBLICO E PCCR – mas que por motivos não esclarecidos à categoria, não houve a presença de nenhum representante do Poder Executivo embora estivessem convocados oficialmente e fora confirmada a presença do Vice-prefeito pela Secretária de Governo. Houve somente uma justificativa do Secretário de Educação. A greve é um recurso necessário que os trabalhadores utilizam na luta por melhores condições de trabalho e o papel do governo é o de promover o diálogo, na busca de uma alternativa viável para sanar o impasse. Atitudes como essa em um Estado Democrático e de Direito, são inaceitáveis. Por isso, esperamos que a Senhora Prefeita Municipal repense suas atitudes, sobretudo atendendo os anseios da população por educação pública de qualidade; e da categoria, por dignidade e reconhecimento profissional.

Novo Progresso 24 de abril de 2009
SINTEPP – Subsede.
Coordenação
Aprovada pela assembleia geral dia 24/04/09

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sexta-feira é dia de luta


Professores da rede básica de ensino público de todo o Brasil já estão preparados para protestar por um direito conquistado em 2008: o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério (lei 11.738/08), mas que ainda é descumprido por muitos prefeitos e governadores. Trinta e cinco sindicatos afiliados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação de 25 estados, além do Distrito Federal, já confirmaram adesão à greve de advertência desta sexta-feira (24), organizada pela CNTE. A paralisação chama a atenção das autoridades para garantir a aplicação da lei e para a luta pela melhoria da qualidade na educação.
24 de ABRIL GREVE NACIONAL POR 24 HORAS
OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE NOVO PROGRESSO VÃO PARAR

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Salário justo e educação de qualidade, um direito de todos


Pais, mães, alunos e sociedade em geral: o debate para a construção de novas relações sociais na escola e de políticas públicas educacionais que garantam a plena cidadania já começou. Durante esta semana vamos nos unir em torno de dois desafios, lutar pela melhoria da qualidade da educação pública na 10ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública e pela implementação do piso salarial nacional do magistério com a paralisação de 24 horas que faremos na sexta-feira.
Neste momento histórico defendemos a participação da comunidade para a consolidação do direito a uma escola que garanta ensino de qualidade com formação adequada ao futuro dos cidadãos. Contamos com o engajamento de todos nas conferências escolares. As contribuições apresentadas servirão de subsídio para a Conferência Nacional da Educação Básica a ser realizada em abril de 2010.Por isso, chegou a hora de apontar horizontes que reafirmem o direito à educação. Defendemos um Projeto Político Pedagógico mais democrático, voltado à realidade dos municípios; à carreira dos funcionários de escola; que assegure normas de gestão democrática e critérios para avaliar o desempenho escolar; que defina parâmetros para a composição da hora-atividade; e, sobretudo, que assegure a implementação do piso salarial do magistério.Sem o piso nacional é impossível exigir uma educação pública de qualidade. No dia 24 de abril vamos todos aderir à greve.
LOCAL DE ENCONTRO: SEDE DO SINTEPP 07H00
CONCENTRAÇÃO PARA GRUPOS DE ESTUDOS; COOMINPRO A PARTIR DAS 08H00
DEBATE COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO: 15H00
PARTICIPE.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lula acha valor do piso baixo




A contagem regressiva para a paralisação do próximo dia 24 já começou. Vamos cruzar os braços 24 horas pela implementação do piso nacional em todos os estados e municípios. A lei sancionada pelo presidente Lula em julho do ano passado precisa ser cumprida.
É lamentável que governadores e prefeitos considerem o valor do piso alto, uma vez que até o presidente Lula já afirmou que gostaria de poder pagar mais. Durante o I Encontro Nacional de Comunicadores realizado em Brasília na semana passada, Lula disse que “pagar R$ 950 para uma mulher ou um homem ficar dentro de uma sala de aula o dia inteiro, tomando conta de 40, 50 crianças é ainda pouco” e se mostrou surpreso com a existência da ação contra o piso no Supremo Tribunal Federal.
Como o presidente Lula, acreditamos que um dos principais fatores para a melhoria do ensino público no país é um salário justo e o Piso Nacional do Magistério é apenas o início do caminho a ser trilhado para a nossa valorização. Por isso, queremos que o Supremo julgue o mérito da ação o mais rápido possível.
Já promovemos manifestação em frente ao STF para pedir celeridade no julgamento da ação proposta por governadores, também solicitamos audiência com o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, para tratar do andamento da ADI, além disso o Senado vai realizar audiência pública para discutir a Lei 11.738/08.
Só vamos parar nossa luta pelo piso quando ele for praticado de norte a sul do país. Nossas filiadas nos estados já estão preparando várias atividades e manifestações de ruas. Precisamos estar unidos para o sucesso da nossa greve. (com informações divulgadas no UOL).
Fonte CNTE

quarta-feira, 8 de abril de 2009

ERA DA INFORMAÇÃO

VIVEMOS NA ERA DA INFORMÇÃO ONDE O DITADO "QUEM NÃO SE COMUNICA SE INSTRUMBICA" FAZ SENTIDO, MAS INFELIZEMNTE PARA ALGUMAS PESOAS DE NOVO PROGRESSO ISSO NÃO SE APLICA, POIS PREFEREM "EMPURRAR COM A BARRIGA" PARA O DIA SEGUINTE, SEMANA QUE VEM, MES QUE VEM E ASSIM POR DIANTE DO QUE SIMPLESMENTE DIZER O QUE REALMENTE TEM QUE SER DITO AO POVO. SE TEM ALGO QUE TODOS DEVEM SABER ISSO DEVE SER DITO E NÃO "ESCONDIDO A SETE CHAVES" PARA QUE A POPULAÇÃO FIQUE A MERCÊ DO QUE ESTÁ ACONTECENDO EM NOSSO MUNICÍPIO. NÃO ADIANTA "ESCONDER O SOL COM A PENEIRA" E ESPALHAR EM JORNAIS QUE ESTÁ TUDO BEM QUANDO NA VERDADE NÃO ESTÁ. CHEGA DE ENROLAÇÃO. AS PESSOAS QUEREM A VERACIDADE DOS FATOS. PARA PODEREM AJUDAR SE NECESSÁRIO. SEM ESCLARECIMENTOS NINGUÉM VIVE, É NECESSÁRIO "ABRIR O JOGO", "BOTAR AS CARTAS NA MESA", OS JORNAIS, INTERNET, RÁDIO ENTRE OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SERVEM PRA ISSO. PRA DAR ESCLARECIMENTOS E NÃO PRA ESCONDER A REALIDADE. NINGUÉM ESTÁ LIVRE DA CRISE, MAS ELA SÓ SERÁ RESOLVIDA SE ENCARADA DE FRENTE E COM CLAREZA E OBJETIVIDADE.
VAMOS PENSAR UM POUCO MAIS E FAZER USO DE UMA FERRAMENTA DE GRANDE VALIA EM TEMPOS DE CRISE. INFORMAÇÕES CONCRETAS. O POVO DE NOVO PROGRESSO MERECE.

RECADO


terça-feira, 7 de abril de 2009

GREVE PARA VALER O PISO


PROFESSORES QUEREM QUE A LEI DO PISO SEJA RESPEITADA POR ESTADOS E MUNICÍPIOS

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e os sindicatos afiliados decidiram, sexta -feira (3), a data e a duração para a greve nacional dos professores da educação básica da rede pública : no dia 24 de abril, os profissionais cruzam os braços por 24 horas. O objetivo é fazer com que a lei 11.738, que institui o piso salarial nacional do magistério, seja implementada nos estados e municípios conforme o texto aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula, em 2008.

fonte: CNTE

quarta-feira, 1 de abril de 2009

ALERTA A POPULAÇÃO DE NOVO PROGRESSO E AOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS.

VOCE SABIA QUE A MAIOR PARTE DA ARRECADAÇÃO DO MUNICIPIO É SOBRE O ICMS?(Imposto sobre Circulalação de Mercadorias e Serviços) PARECE QUE NÃO, POIS QUANTAS VEZES VOCÊ JÁ COBROU A NOTA FISCAL OU O CUPOM FISCAL NAS SUAS COMPRAS NO MERCADO OU EM QUALQUER ESTABELECIMENTO COMERCIAL, SEJA ELE BAR, LANCHONETE, RODOVIÁRIA, ETC?
VOCE SABIA QUE AO DEIXAR DE COBRAR A NOTA OU O CUPOM FISCAL - VEJA BEM EU DISSE CUPOM FISCAL E NÃO AQUELE ONDE ESTÁ ESCRITO “SEM VALOR FISCAL” OU “NOTA DE CONTROLE” – VOCÊ ESTÁ CONTRIBUINDO PARA QUE A CRISE ASSOLE MAIS AINDA O NOSSO MUNICÍPIO? QUANTO MAIS COMPRARMOS SEM NOTA FISCAL MAIS ESTAMOS COLABORANDO PARA QUE A CRISE PERMANEÇA POR MAIS TEMPO NA CIDADE.
OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS SÃO GARANTIDOS PELO ICMS, O IMPOSTO QUE VOCÊ PAGA SEMPRE QUE FAZ UMA COMPRA. NÃO IMPORTA O VALOR DA COMPRA. VOCÊ PAGA ICMS ATÉ QUANDO COMPRA UM SIMPLES PÃOZINHO.
ESTÁ NA HORA DAS AUTORIDADES E A POPULAÇÃO ACORDAREM E COMEÇAREM A COBRAR DOS COMERCIANTES A LEGALIDADE DE SEUS ESTABELECIMENTOS E NÃO SOMENTE O ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO.

NEM TODO MUNDO TEM IDÉIA DA IMPORTANCIA DO CUPOM FISCAL.
AQUELE PEQUENO PEDAÇO DE PAPEL É MAIS DO QUE GARANTIA PARA TROCA OU RECLAMAÇÃO DE ALGUM PRODUTO: O CUPOM FISCAL OU NOTA FISCAL É O PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAMENTAIS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.
SÓ A EMISSÃO DO CUPOM FISCAL GARANTE O RECOLHIMENTO DO IMPOSTO E OS RECURSOS PARA OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS COMO: SAÚDE E DUCAÇÃO.

OUTRO PONTO QUE MERECE SUA ATENÇÃO.

NOVO PROGRESSO TEM UMA FROTA ENORME DE VEICULOS, MAS JÁ PERCEBERAM QUE NEM A METADE TEM PLACA DE NOSSA CIDADE?
UM DOS IMPOSTOS QUE SÃO REVERTIDOS, PARTE PARA NOVO PROGRESSO É O IPVA, MAS QUE AO PAGAR O IMPOSTO DO CARRO OU MOTO DE OUTRA CIDADE, A ARRECADAÇÃO QUE AUMENTARÁ SERÁ DE ONDE ESTIVER REGISTRADO O CARRO, OU SEJA AUMENTA A RECEITA DOS OUTROS E USA OS SERVIÇOS OFERECIDOS AQUI.

EXIJA O CUPOM FISCAL. E TRANSFIRA SEU VEÍCULO OU MOTO PRA NOVO PROGRESSO E ASSIM ESTARÁ EXERCENDO SEU VERDADEIRO PAPEL DE CIDADÃO PROGRESSENSE.